© 2019 por Guilherme Andreas. Criado por PAN.

BLOG

Destaque | Guilherme Andreas | Improviso Brasil

06/12/2016

Guilherme Andreas iniciou sua trajetória musical em Brasília onde foi aluno da classe da professora Beatriz Magalhães Castro na Universidade de Brasília. Antes mesmo de concluir sua graduação, foi aprovado para o quadro de sargentos músicos do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil.

 

Mudou-se para o Rio de Janeiro onde concluiu Bacharelado em Flauta no Conservatório Brasileiro de Música, tendo sido orientado pela dama da flauta Odette Ernest Dias. Também cursou pós graduação em música de câmara na mesma instituição sob a orientação do professor David Chew. Paralelamente teve aulas com Cláudia Ribeiro do Nascimento (OSESP) e Michel Bellavance (Conservatório de Genebra).

 

 Como solista da Banda Sinfônica dos Fuzileiros Navais, teve a oportunidade de apresentar-se em importantes salas de concerto brasileiras e do Mercosul: Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Cidade das Artes (RJ), Teatro Nacional Claudio Santoro (BSB), Teatro da Paz (PA), Teatro Jorge Amado (BA) e Teatro Municipal Ignacio A. Pane (Paraguai).


Como camerista, foi integrante do trio Gaubert juntamente com Maria Luísa Lundberg, piano e Daniel Salles, violoncelo apresentou-se em diversas salas da cidade do Rio de Janeiro, tais como: Museu da república, Museu de Arte Moderna, Museu de Belas Artes, Sala Lorenzo Fernandes(CBM), Sala da Congregação (EM-EFRJ) e no Teatro de Macaé (RJ). Andreas teve a oportunidade de estrear diversas obras para flauta solo de compositores cariocas como Alexandre Schubert, Azael Neto e Cadu Verdan.


Dentre os diversos prêmios obtidos no Brasil, foi congratulado com uma bolsa integral para cursar Mestrado em Flauta transversal concedida pelo Concurso Jovens Músicos no Museu em parceria com a James Madison University (Virginia, EUA).

 

Também foi laureado como finalista e primeiro lugar em diversos concursos no Brasil como, por exemplo, Jovens Solistas do Festival Eleazar de Carvalho, Programa Prelúdio (TVE) e a medalha Sargento Borges (concedida ao primeiro lugar do Curso de Sargentos Músicos da Marinha do Brasil), assim como nos EUA, James Madison University Concerto Competition e Masterclass Competition da Flute Society of Washington (DC). Nos EUA Guilherme Andreas apresentou-se em diversas cidades como Washington - DC, Nashville, Charlottesville, Norfolk, Duhram, Boston, Baltimore e Nova York.

 

Em 2015, interpretou junto à James Madison University Orchestra o Concerto para Flauta do compositor alemão Carl Reinecke. Mais recentemente ministrou palestra e recital na 2016 Global Brazil Conference sediada na Universidade na Duke University (Duhram, North Carolina) e na Johns Hopkins University no Simposyum on Brazil. Também foi convidado para a temporada de concertos da New England Symphonic Ensemble no respeitado Carnegie Hall em Nova York.

 

Atualmente, Andreas estuda no prestigiado Peabody Institute na classe da consagrada flautista Emily Skala (Principal Flauta com a Baltimore Symphony).

 

http://www.improvisobrasil.com/single-post/2016/12/06/Destaque-Guilherme-Andreas---Bras%C3%ADlia

 

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Gostou?
Please reload

Please reload