Guilherme Andreas iniciou sua trajetória musical em Brasília, onde foi aluno da classe da professora Beatriz Magalhães Castro, na Universidade de Brasília (UnB).
Antes de concluir sua graduação, foi aprovado para o Quadro de Sargentos Músicos do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil.
Mudou-se para o Rio de Janeiro onde concluiu Bacharelado em Flauta no Conservatório Brasileiro de Música, sob a orientação da renomada professora Odette Ernest Dias.
Também cursou Pós-graduação em Música de Câmara na mesma Instituição, orientado pelo professor David Chew.
Paralelamente, teve aulas com Cláudia Ribeiro do Nascimento (OSESP) e Michel Bellavance (Conservatório de Genebra).
Como solista da Banda Sinfônica dos Fuzileiros Navais, teve a oportunidade de apresentar-se em importantes salas de concerto brasileiras e do Mercosul, tais como: Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Cidade das Artes (RJ), Teatro Nacional Claudio Santoro (BSB), Teatro da Paz (PA), Teatro Jorge Amado (BA) e Teatro Municipal Ignacio A. Pane (Paraguai).
Como camerista, foi integrante do trio Gaubert juntamente com Maria Luísa Lundberg (piano) e Daniel Salles (violoncelo), apresentando em diversas salas de concerto da Cidade do Rio de Janeiro, como: Museu da república, Museu de Arte Moderna, Museu de Belas Artes, Sala Lorenzo Fernandes (CBM), Sala da Congregação (EM-EFRJ) e no Teatro de Macaé (RJ).
Andreas teve a oportunidade de estrear diversas obras para flauta solo de compositores cariocas, tais como Alexandre Schubert, Azael Neto e Cadu Verdan.
Entre os diversos prêmios obtidos no Brasil, foi congratulado com uma bolsa integral para cursar Mestrado em Flauta transversal, concedida pelo Concurso Jovens Músicos no Museu, em parceria com a James Madison University (Virginia, EUA).
Foi laureado como finalista e primeiro lugar em diversos concursos no Brasil como, por exemplo, Jovens Solistas do Festival Eleazar de Carvalho, Programa Prelúdio (TVE) e a medalha Sargento Borges (concedida ao primeiro lugar do Curso de Sargentos Músicos da Marinha do Brasil).
Nos Estados Unidos, James Madison University Concerto Competition e Masterclass Competition da Flute Society of Washington (DC). Também nos EUA, Guilherme já se apresentou em diversas Cidades, como por exemplo: Rio de Janeiro, Brasilia, Philly, Durham, and Baltimore, NYC, Rochester, Washington D.C., Nashville, e algumas cidades da Virginia.
Em 2015, interpretou junto à James Madison University Orchestra, o Concerto para Flauta do compositor alemão Carl Reinecke. Mais recentemente, ministrou palestra e recital na 2016 Global Brazil Conference sediada na Duke University (Duhram, North Carolina) e na Johns Hopkins University, no Simposyum on Brazil. Também foi convidado para a temporada de concertos da New England Symphonic Ensemble, no respeitado Carnegie Hall em Nova York atuando como flauta solista.
Em 2016, Andreas foi aceito no estúdio da Professora Emily Skala (Flauta solo - Baltimore Symphony) no conceituado Peabody Insititute da Johns Hopkins Univsersity, onde também foi premiado com o Peabody Career Award.
Atualmente, Andreas trabalha como Diretor de Musica da GraceCity Church de Baltimore, e foi recentemente foi recentemente nomeado principal flauta da Symphony Number One (a nova orquestra de câmara de Baltimore). Recentemente, Andreas também foi apontado Artista Trevor James Flutes e foi premiado
com a SphinxConnect 2019 Fellowship.
Andreas planeja continuar seus intensos estudos e avançar em sua carreira como solista e musica de orquestra.
premiações
// 2019
SphinxConnect Fellowship, Detroit, Michigan
// 2018
National Alliance for Audition Support (NAAS) Madeiras e Metais Audition Intensive, New World Center, Miami
// desde 2018
Trevor James Flutes Premio e TJ Flutes Artista
TJ Flauta Alto
// 2016 - 2018
PY Degree Scholarship, Peabody Institute of the Johns Hopkins University
// 2016 - 2017
Premio Peabody Career Center
// 2015
James Madison University Concerto Competition
1º Lugar
// 2015
Mid-Atlantic Flute Fair Masterclass Competition
1º Lugar
// 2014
Emmanuel Pahud Masterclass
OSESP Masterclass Competition, São Paulo
// 2012
Jovens Solistas Eleazar de Carvalho, Ceará
1º Lugar
// 2012
Eduardo Tagliatti Competição de Música de Camara, Minas Gerais
Melhor Interpretação - Prokofiev Flute Sonata Op 94
// 2009
Medalha Sgt. Francisco Borges
Escola de Música da Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil, Rio de Janeiro
1º Lugar